Fale conosco

Envie-nos uma mensagem através do formulário
ou nos mande um e-mail para falepetybon@petybon.com.br

Telefone: 0800 726 6060 Segunda à Sexta - das 9h às 17h

* preenchimento obrigatório

 
     
 
 
 

Assessoria de Imprensa / Zeno Group

   
   
   
 
 

Dúvidas frequentes

Qual a quantidade de molho de que preciso preparar para um pacote de massa de lasanha?

A quantidade de molho ideal para uma lasanha seria de 1,5 litro de molho. Se forem preparados dois tipos de molho (vermelho e branco), pode-se dividir a receita em duas partes – 800 ml para cada tipo. Lembrar que a massa vai crescer ao cozinhar; por isso, é muito importante deixar um espaço entre as lâminas e não montar a lasanha até a borda da travessa.

Produto Rendimento Quantidade de molho
Lasanha direto ao forno (200g) Uma travessa grande 1,5 litro
Lasanha seca (500g) Duas travessas grandes 3 litros
Lasanha seca cozida (500g) Duas travessas grandes 2 litros

Posso congelar a lasanha pronta? Devo assá-la antes de congelar?

A lasanha pode ser congelada montada ou assada. Depois de assada, pode ser congelada por até três meses. O ideal é acrescentar mais molho à preparação do que o habitual, para que após o descongelamento a receita não fique ressecada.

Qual a quantidade de água que devo utilizar para cozinhar um pacote de macarrão?

Recomendamos para cada 100 g de produto utilizar 1 litro de água, ou seja, para um pacote de 500 g, utilizar 5 litros de água.

Preciso acrescentar óleo e sal na água do cozimento da massa? Se não adicionar óleo, minha massa vai grudar?

Para o macarrão ficar soltinho, é importante a proporção de produto e água (para cada 100 g, 1 litro de água). O sal é para realçar o sabor do macarrão durante o cozimento. Não é recomendável o uso de óleo, pois impermeabiliza a massa, não permitindo a aderência do molho.

Sou intolerante à lactose. Posso consumir os produtos?

É importante ler sempre os rótulos para ver se há algum ingrediente lácteo ou instruções de traços de lactose. E lembre-se: sempre procure orientação médica.

O que é glúten?

O glúten é formado quando as proteínas presentes em alguns cereais – gliadina e glutenina – são misturadas com água e sovadas. A gliadina é responsável pela extensibilidade da massa; e a glutenina, pela elasticidade. No caso dos pães, são responsáveis pela maciez e pelo crescimento. Trigo, centeio, cevada, aveia, malte e seus derivados contêm glúten.

Meu produto venceu. Posso consumi-lo?

Não recomendamos o uso de produto vencido algum. Garantimos a qualidade e a segurança dos nossos produtos somente dentro do prazo de validade.

Como armazenar as massas depois de abertas?

As massas depois de abertas devem ser guardadas dentro da própria embalagem em potes com tampa.

As massas podem ser guardadas na geladeira?

Massas cruas não têm a necessidade de ser armazenadas na geladeira. Isso pode propiciar o umedecimento delas. Massas cozidas podem e devem ser guardadas na geladeira, em vasilhas fechadas e com tampa, tomando-se o cuidado para não ficar água no fundo, pois isso diminui a durabilidade. Conservar as massas por até 24 horas na geladeira, com ou sem molho.

Como resfriar as massas?

Para resfriar a massa, devemos escorrê-la após o cozimento, colocá-la em uma assadeira com laterais baixas e levar imediatamente para a geladeira. Podemos também resfriar a massa colocando-a, após cozida, sobre uma pedra, mármore ou granito untados com azeite ou óleo. Deve-se mexer até esfriar e colocar em uma vasilha com tampa para armazenar.

Qual a porção de massa por pessoa?

Para calcular a quantidade de massa por pessoa conforme sua utilização, consulte a tabela:

Molho Quantidade por pessoa
Um tipo de molho 84g de massa seca
Dois tipos de molho 130g de massa seca

Existe alguma dica para cozinhar a massa ninho?

Se a receita pedir que o ninho seja mantido no formato, cozinhar a massa em uma assadeira com água suficiente para cobri-la, pelo tempo indicado na embalagem. Escorra cada ninho com o auxílio de uma escumadeira. Se a massa for utilizada como massa longa, após dois minutos de cozimento, mexer delicadamente com um garfo para abrir bem os ninhos, sem deixar parte alguma grudada.

É necessário lavar as massas depois de cozidas?

Não recomendamos lavar as massas depois de cozidas. A massa ao ser cozida libera amido na água. Esse amido é importante para agregar melhor o molho. Quando a massa, depois de cozida, é lavada, esse excesso é perdido.

Qual a quantidade de molho de que preciso preparar para um pacote de massa?

Consulte a tabela para calcular a quantidade de massa por pessoa, conforme sua utilização:

Utilização da massa Quantidade por pessoa
Prato único 84g de massa seca
Acompanhamento 50g de massa seca
Lasanha direto ao forno 20g de massa seca
Lasanha seca 25g de massa seca
Salada 63g de massa seca
Sopa 20g de massa seca

Posso preparar uma lasanha no micro-ondas?

A lasanha direto ao forno (200 g) pode ser preparada no micro-ondas. Não aconselhamos a preparação da lasanha seca no micro-ondas para um bom funcionamento do produto.

Como utilizar a lasanha direto ao forno (200 g) para preparar canelones?

Cozinhar a massa da lasanha direto ao forno (200 g) em uma assadeira com água até ela ficar maleável. Escorrer e enxugar a massa. Colocar o recheio em uma ponta do lado vertical da massa e enrolar, deixando a dobra para baixo, para não abrir.

Por que não posso hidratar a lasanha direto ao forno (200 g)?

Podemos, mas não há necessidade. Isso anula a praticidade do produto. Essa massa já passa por um processo de cocção na fábrica. Caso deseje, cozinhe de 8 a 12 minutos antes de montar. Quando a lasanha é montada com a massa crua, devemos sempre deixar a massa em contato como o molho.

Como montar a lasanha direto ao forno?

A lasanha direto ao forno, ao ser montada, deve sempre estar em contato com o molho. Montagem: camada de molho – massa – molho – recheio. Continuar a ordem até a quantidade desejada.

Google+